Esporte: Qual limite de Neymar? Aos 24 anos, craque tem 21 títulos e brilha em finais

Qual limite de Neymar? Aos 24 anos, craque tem 21 títulos e brilha em finais



O site oficial de Neymar está desatualizado. Faltam dois títulos na imensa lista. Se está difícil para quem edita a página oficial do jogador do Barcelona, continua complicado para quem põe parênteses no impressionante currículo do camisa 10 brasileiro. A conquista da medalha de ouro é nada mais nada menos que o 21º título da carreira. Mais: quase sempre como protagonista e marcando gols em finais. A média é de 2,6 troféus por ano desde que passou a atuar como profissional dos 16 para os 17 anos.

Foi assim na decisão da olimpíada contra a Alemanha - marcou de falta e ainda teve a bola de ouro e a responsabilidade no pé direito na disputa de pênaltis. O episódio da discussão agressiva com um torcedor mostra que o equilíbrio entre a maturidade e os nervos a flor da pele ainda estão em conflito. Polêmica à parte, o talento do jogador já o coloca entre os maiores nomes da história do futebol brasileiro. Mesmo sem Copa do Mundo. Está na galeria que tem Ronaldo, Romário, Zico, entre muitos outros da constelação do desporto nacional. Neymar não tem o mundial, mas foi o principal nome do ouro olímpico inédito.

O técnico da seleção olímpica Rogério Micale se rendeu completamente ao talento do jogador. Chegou a falar em entender o processo de formação do craque para tentar replicar em outros jovens talentosos do futebol brasileiro. Para ele, a Copa do Mundo é apenas um caminho natural para o jovem jogador brasileiro.

- Um jogador, com apenas 24 anos, já ter tudo que ele conquistou é para refletir. Tem prata e ouro em dois jogos olímpicos. O caminho agora é de Copa do Mundo. Ele vai caminhar para isso, vai lutar por isso. Ele mostra atributos que o deixa fazer parte dessa galeria de grandes do futebol brasileiro. Não sei mensurar em que nível, é difícil comparar com outros, porque cada um teve seu momento, cada um teve sua fase em determinada época. Mas está caminhando para ser um dos grandes jogadores do nosso futebol. E conseguindo isso com títulos que é o mais importante - disse o treinador da seleção olímpica.

Na olimpíada, Neymar jogou pela ponta-esquerda, depois, passou para o centro do campo, jogando recuado e dando passes milimétricos, com visão de jogo de deixar seu amigo Ganso com inveja no Sevilla. Se o Brasil procura um meia para se tornar titular absoluto, o jovem atacante do Barcelona mostrou que pode fazer esse papel. A versatilidade no setor ofensivo - que Dunga usou e Micale também aproveitou - foi destacada por Tite na primeira convocação.

- O Neymar pode trabalhar em duas situações, mais aberto ou centralizado. Ele se sente mais confortável do lado esquerdo, mas pode ser utilizado pelo meio dependendo do jogo. Quero deixar o atleta confortável para jogar onde ele rende mais, que é pela esquerda - afirmou o treinador da seleção principal.

Confira toda a lista de títulos de Neymar:

Seleção (sub-20, olímpico e principal):

Ouro olímpico - 2016
Copa das Confederações 2013
Sul-americano 2011
Superclássico das Américas - 2011, 2012 e 2014

Barcelona
Campeonato Espanhol - 2014/2015 e 2015/2016
Copa do Rei - 2014/2015 e 2015/2016
Campeão do Mundo 2015
Liga dos Campeões 2014/2015
Troféu Joan Gamper - 2013/2014 e 2014/2015
Supercopa 2013/2014

Santos
Recopa - 2012
Libertadores - 2011
Paulista - 2010, 2011 e 2012
Copa do Brasil - 2010

Fonte: Globo Esporte
Foto: Getty Images
Página anterior Próxima página