Esporte: Bola rolando: futebol inicia os Jogos, com favoritos Brasil e EUA em campo

Bola rolando: futebol inicia os Jogos, com favoritos Brasil e EUA em campo



A festa de abertura será só na sexta-feira, mas os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam já nesta quarta. E com bola rolando. Às 13h (de Brasília), as mulheres de Suécia e África do Sul entram em campo no Engenhão para a primeira rodada do Grupo E do futebol feminino. Esta é a mesma chave do Brasil, que enfrenta a China às 16h (de Brasília), no mesmo estádio.

Prata em 2004 e 2008, Marta & cia. chegam ao Rio após queda nas quartas em Londres 2012 e nas oitavas do Mundial de 2015. Porém, o trabalho do técnico Vadão vem dando resultado e a seleção ainda conta com o apoio da torcida para se firmar como uma das favoritas ao ouro em casa. O duelo entre Brasil e China terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, TV Globo e SporTV.

O maior rival brasileiro, mais uma vez, será os Estados Unidos. Campeão de quatro das cinco edições do futebol feminino nas Olimpíadas (1996, 2004, 2008 e 2012, com prata em 2000) e tri mundial (1991, 1999 e 2015), o time de Alex Morgan e Hope Solo enfrenta a Nova Zelândia, às 19h (de Brasília), no Mineirão, com transmissão ao vivo do SporTV.

Rio de Janeiro

13h - SUÉCIA x ÁFRICA DO SUL
Estádio: Engenhão
Transmissão ao vivo: SporTV

No período de treinos em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, as suecas fizeram muito mais que apenas bater bola: aproveitaram a praia e passaram a exibir um visual bem bronzeado na Vila Olímpica. Caberá ao time da técnica Pia Sundhage, bicampeã olímpica com os Estados Unidos, abrir os Jogos de 2016 contra a África do Sul. E a treinadora está bem confiante na vitória:

- Nós devemos ganhar e seria ótimo se conseguirmos. Acho que temos uma grande chance com o jeito que estamos jogando. Mas ano passado enfrentamos a Nigéria e times africanos são sempre um grande desafio, pois jogam um estilo diferente do que estamos acostumadas. Mas nos preparamos bem.

Por outro lado, a atleta Van Wyk, da África do Sul, sabe que terá vida difícil:

- Vamos enfrentar um dos melhores times do mundo. Jogamos contra elas na abertura de 2012 e perdemos por 4 a 1. Foi um jogo difícil.

16h - BRASIL x CHINA
Estádio: Engenhão
Transmissão ao vivo: GloboEsporte.com, TV Globo e SporTV

Desde o último dia 24 de julho na Vila Olímpica, o Brasil tem seu primeiro compromisso nos Jogos. Nos trabalhos dos últimos dias, o técnico Vadão reforçou os treinamentos de bola aérea, apontada como arma forte das chinesas, adversárias na estreia. Os contra-ataques também são a aposta do treinador. Fabi, que chegou a preocupar no começo da última semana, treinou normalmente nesta terça e, caso esteja totalmente recuperada do desconforto, irá para o jogo. Escalação provável: Barbara; Fabiana, Rafaelle, Mônica, Tamires; Thaisa, Formiga, Andressa Alves e Marta; Cristiane e Beatriz

Ao contrário do Brasil, a China teve a oportunidade de ao menos se ambientar com o estádio da estreia. As jogadoras treinaram na segunda-feira no campo anexo do Estádio Olímpico. Na escalação, Ma Xiaoxu é vista como a atleta mais perigosa. Camisa 9, ela tem chute forte e, se a marcação relaxar, ela sabe finalizar.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/Twitter
Página anterior Próxima página