Esporte: Suárez leva a Chuteira de Ouro da Europa com 40 gols no Espanhol

Suárez leva a Chuteira de Ouro da Europa com 40 gols no Espanhol



Com o término dos principais campeonatos europeus, o atacante Luis Suárez levou a Chuteira de Ouro como o maior artilheiro do Velho Continente nesta temporada. Ele marcou 40 gols pelo Barcelona no Campeonato Espanhol, somando 80 pontos. Esta é a segunda vez que o uruguaio consegue o prêmio. Antes, ele veio na temporada 2013/14, quando vestia a camisa do Liverpool e marcou 31 gols na Premier League. Suárez fechou a Liga Espanhola com chave de ouro ao fazer os três gols da vitória dos catalães sobre o Granada, por 3 a 0, fora de casa, para confirmar o título nacional.

A segunda colocação na Chuteira de Ouro ficou com o atacante argentino Higuaín, que fez 36 gols pelo Napoli no Campeonato Italiano e somou 72 pontos. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, aparece em terceiro, com 35 gols na Liga Espanhola, total de 70 pontos. O único brasileiro no top-10 é o atacante Jonas, do Benfica, que ficou na quarta posição com 32 gols e 60 pontos em jogos do Campeonato Português.

A pontuação para a Chuteira de Ouro é feita de acordo com o ranking da Uefa. Cada gol marcado nas principais ligas avaliadas pela entidade (alemã, espanhola, inglesa, italiana e portuguesa) vale dois pontos. Nas ligas francesa, austríaca, belga, búlgara, tcheca, croata, escocesa, grega, holandesa, israelense, norueguesa, polonesa, russa, sérvia, suíça, turca e ucraniana, o gol é multiplicado por 1,5. Nas demais ligas da Uefa, cada bola na rede vale apenas um ponto.

Confira a classificação final da Chuteira de Ouro:

1- Suárez (Uruguai) - 40 gols e 80 pontos

2- Higuaín (Napoli) - 36 gols e 72 pontos

3- Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - 35 gols e 70 pontos

4- Jonas (Benfica) - 32 gols e 62 pontos

5- Lewandowski (Bayern de Munique) - 30 gols e 60 pontos

6- Ibrahimovic (PSG) - 38 gols e 57 pontos

7- Messi (Barcelona) - 26 gols e 52 pontos

8- Slimani (Sporting) - 26 gols e 52 pontos

9- Eran Zahavi (Maccabi Tel Aviv) - 34 gols e 51 pontos

10- Aubameyang (Borussia Dortmund) - 25 gols e 50 pontos

Fonte: Globo Esporte
Foto: Reuters
Página anterior Próxima página