Esporte: Dunga compara Neymar a Pelé, Zico e Falcão: ''Ele conquistou esse espaço''

Dunga compara Neymar a Pelé, Zico e Falcão: ''Ele conquistou esse espaço''



Cara de menino, responsabilidade de gente grande. Com 24 anos, Neymar é o principal jogador da seleção brasileira há algum tempo. E o próprio Dunga já percebeu que, por mais que ele mesmo tente, será difícil dividir com outros a missão de comandar o Brasil em campo. Na convocação para os jogos contra Uruguai e Paraguai, nesta quinta-feira, na sede da CBF, o treinador da Seleção comparou o atacante do Barcelona a nomes consagrados como Pelé, Zico e Falcão. Basta estar em campo para o capitão para carregar uma grande responsabilidade em seus ombros.

- Igual Pelé, Zico, Falcão... por mais que tenham outros para dividir responsabilidade, sempre vão dizer que ele é o responsável. Ele conquistou esse espaço na Seleção - lembrou Dunga.

Na lista para os jogos dos dias 25 e 29 de março, em Recife e Assunção, pelas Eliminatórias da Copa de 2018, nomes experientes foram chamados - casos de Miranda, Hulk, Ricardo Oliveira. Mas apesar da pouca idade, é Neymar quem rouba a cena na Seleção e no futebol mundial ao lado de Messi e Luis Suárez no Barcelona. Fora de campo, o camisa 10 da Seleção também é assunto. Nos últimos meses, seu nome voltou a estar envolvido em problemas com a Receita Federal, tanto na Espanha quanto no Brasil. Dunga acha que o craque tem experiência para driblar a situação fora de campo, mas lamenta: em sua visão, a cada convocação surge um novo problema.

- Todos nós somos seres humanos e de uma forma ou outra nós sentimos. Apesar da pouca idade, ele tem grande experiência. Eu como treinador, vendo os meus problemas, sinto só um pouco. Sei que a Justiça tem que fazer o trabalho. Só sinto que cada vez que ele vem pra Seleção, naquela semana, acontece um problema. Como treinador, gostaria que tudo estivesse sereno quando os jogadores se apresentassem, mas sei que a vida não é assim - analisou.

Outro problema que Dunga espera resolver em breve sobre Neymar diz respeito à Copa América do Centenário e aos Jogos Olímpicos. Enquanto a primeira será disputada em uma data Fifa, a segunda não faz parte do calendário oficial da entidade. Ou seja, será preciso negociar com os clubes a liberação de todos os jogadores. Dunga e o coordenador Gilmar Rinaldi têm uma viagem marcada para a Europa em breve. Querem se reunir pessoalmente com os clubes após algumas conversas à distância. O atacante do Barcelona é um dos jogadores com mais de 23 anos que o treinador deseja ter nas Olimpíadas. Ao ser indagado sobre a vontade do atleta de disputar as duas competições, o técnico mostrou otimismo.

- Concordo que isso ajuda. Só não gostei de você falar ''se ele quiser'' (risos). Quero que a informação seja verdadeira (sobre o Neymar querer disputar as duas competições). É importante o jogador querer jogar na Seleção, querer construir uma história, ser vencedor, estar no museu da CBF. O jogador ter essa vontade dentro de si é importante - avisou.

Com sete pontos, o Brasil ocupa a terceira posição nas Eliminatórias para a Copa de 2018. O jogo contra o Uruguai será no dia 25, na Arena Pernambuco, em Recife. No dia 29, o adversário será o Paraguai, no Defensores del Chaco, em Assunção.

Fonte: Globo Esporte
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página